Benefícios

Up

 

Quais os benefícios da domótica?

 

Conforto


O primeiro benefício que a Domótica nos mostra é o conforto na utilização de cenários.

Uma cena ou cenário nada mais é do que a programação de várias atividades, como acender/apagar luzes, abrir/fechar persianas.

Todas estas ações ocorrerão automaticamente através do toque de um pulsador, de um controle remoto, de uma tela de toque, de um celular ou pela Internet.

Atividades rotineiras podem ser programadas para facilitar o cotidiano dentro de uma residência, por exemplo, a irrigação do jardim ligará automaticamente em dias e horários pré-programados, a menos que o sensor de chuva tenha detectado que choveu no dia anterior.

Claro que você pode programar a cafeteira para preparar o seu café pela manhã porém, um universo de possibilidades se abre quando toda a residência está preparada para a domótica.

Quando você estiver recebendo seus amigos, ao simples toque de um botão você poderá criar toda uma atmosfera específica para o jantar!

 

 

Economia de energia
 

Outro grande apelo da automação residencial está na redução do consumo energético.

O princípio é simples, luzes que estão acessas desnecessariamente podem ser apagadas e irão gerar economia de energia.

O sistema de dimerização (iluminação) propicia um aumento significativo na vida útil das lâmpadas.

Estudos mostram que as luzes quando limitadas em 90% da sua capacidade não causam alteração visual nenhuma, porém permite que se economize 10% de energia!
A otimização do sistema de aquecimento da casa, proporciona um controle preciso sobre a necessidade de temperatura para cada ambiente versus horário do dia, mantendo assim o conforto térmico e um consumo energético mais eficiente.
À noite, a energia elétrica possui uma tarifa mais baixa e portanto pode-se aproveitar para produzir a água quente que irá abastecer o banho no período da manhã!

Uma cena "Sair de Casa" apagará automaticamente todas as luzes da residência, isto garantirá que nenhuma lâmpada foi esquecida ligada!

 

 

Segurança

A integração dos sistemas de alarme convencionais com os sistemas de automação residencial permite que, na ocorrência de um disparo de uma determinada zona, todas as luzes desta zona se acendam automaticamente. Mensagens de SMS podem ser enviadas a cada arme/desarme do alarme.

Qualquer pulsador da residência pode funcionar como um botão de pânico quando mantido pressionado por mais de três segundos, por exemplo.

Como forma de prevenção, quando em viagem, pode-se programar a casa para simular a presença dos moradores, abrindo e fechando persianas, acendendo e apagando luzes e equipamentos eletrônicos, tudo isto em horários pré-determinados porém de maneira aleatória.

Sensores de gás e de fumaça podem ser utilizados para fechar a entrada de gás da residência caso eles sejam ativados.

Da mesma forma, sensores de inundação podem fechar a entrada de água caso ele seja ativado.
Em todos os casos o usuário poderá ser notificado via SMS!

 


Pessoas com necessidades especiais

Para pessoas com dificuldade de locomoção, se mover dentro de uma residência pode ser uma tarefa muito difícil.

A domótica viabiliza uma infinidade de maneiras de se controlar equipamentos domésticos à distância.

Sensores de presença podem acender automaticamente lâmpadas, enquanto sensores de proximidade podem abrir automaticamente portas para um cadeirante.

Pode-se programar qualquer pulsador da residência para enviar uma mensagem SMS de "mal súbito" mas os demais familiares.
 

 

 

R. Dr. José Bento Ribeiro Dantas, 48 - Jardim Aeroporto - São Paulo - SP - CEP: 04625-053 - Tel.: (11) 3637-1229

Copyright © DalBoTech 2002-2017 - Todos os direitos reservados